O que o Marco Legal sinaliza para empresas de Painéis Solares
O Marco Legal garante o subsídio para clientes de painéis solares até 2045. A lei publicada em 07/01/2022 no Diário Oficial prevê que clientes que já possuem instalações de geração de energia terão os subsídios garantidos até 31/12/2045.
Clientes que aderirem à tecnologia ainda em 2022 também garantem esse benefício.
A partir de 2023, clientes novos terão regras de transição que iniciam com repasses de 15%.
O que isso define para empresas do setor de energia renovável?
Isso inaliza que o ano de 2022 tende a ser um bom ano para empresas desse segmento que estiverem estruturadas para atender a demanda de clientes.
Os clientes indecisos sobre contratar esse serviço terão mais um argumento a favor para finalmente tomar a sua decisão.
Mas, para atender essa demanda é preciso estar com a empresa bem organizada em termos comerciais e estruturais.
Como organizar a sua empresa de painéis solares para 2022:
- Ter uma equipe comercial bem treinada e informada sobre o marco legal e todas as nuances do segmento;
- Ter um sistema de gestão para organização da empresa, com acesso pelo celular, documentos na nuvem para acesso fácil na obra ou em qualquer lugar;
- Utilizar tecnologias para demandas operacionais. Com a utilização de um chatbot no WhatsApp é possível fazer um primeiro atendimento do cliente e retornar questões como agendamento e faturas em aberto.
- Um chatbot também possibilita a automação de cobranças a fim de evitar a inadimplência.
- Utilizar uma plataforma que permita o WhatsApp a multiusuários, de forma que a equipe comercial se relacione com o cliente por meio do WhatsApp Business da empresa. Mantendo salvo um histórico de toda a comunicação com o cliente.
Esse nível de organização vai permitir um crescimento sustentável e estruturado da empresa.
Quer conhecer o funcionamento do chatbot? Solicite uma demonstração clicando aqui.
Como é um chatbot para uma empresa de painel solar:
Cada empresa estrutura o seu chatbot da forma que quiser. Para orientação inicial, seguem algumas ideias:
- Agendamento de suporte técnico automático: na configuração do sistema será determinado o responsável por esse agendamento. Quando o cliente entrar em contato, o bot oferece automaticamente os horários livres da agenda deste usuário. Efetiva a solicitação do cliente e notifica o usuário. Demanda do cliente resolvida 100% pelo robô.
- Solicitação de segunda via de boletos, chave PIX ou informações de faturas em aberto. Essa é outra demanda que pode ser 100% resolvida pelo chatbot. Quando o cliente entrar em contato, o bot irá encontrar esse cliente no sistema e poderá retornar as próximas faturas em aberto.
- Solicitação de orçamento: o bot pode colher as informações necessárias e transferir o atendimento ao usuário responsável. Ou ainda, como no caso anterior, agendar uma visita automaticamente na agenda do responsável pelos orçamentos.
- Respostas a perguntas frequentes: a empresa pode cadastrar as perguntas frequentes com as suas respostas. Ao se deparar com alguma dessas situações, o robô traz a resposta determinada pela empresa.
- Adicionalmente é possível automatizar o disparo de diversas mensagens de relacionamento com o cliente: contrato fechado, aniversário, promoções...
Com um chatbot, a empresa tem um robô à disposição. Portanto, cabe a ela determinar o que quer que o robô faça. Assim, empresa e clientes saem satisfeitos. Entre em contato. Temos um plano ideal para você implementar o chatbot na sua empresa.